Ponte ganhou um parapeito pela primeira vez. A enxurrada foi a responsável pela quebra de pranchas e pela interdição do meio de passagem

A chuva forte de terça-feira passada (9 de junho) causou vários estragos em Lages. A Defesa Civil Municipal registrou 42 ocorrências atendidas em 22 bairros atingidos pelos cerca de 40 minutos de precipitação, tempo em que foram acumulados 30 milímetros de chuva no município.

Um dos danos provocados pelo temporal intenso foi a avaria na ponte de madeira localizada no limite entre os bairros Gralha Azul e Petrópolis, no meio de vias de paralelepípedo e de chão batido. A enxurrada foi a responsável pela quebra de pranchas e pela interdição do meio de passagem, situada sobre o rio popularmente conhecido como rio Petrópolis, uma ponte com 730 metros de comprimento por 420 metros de largura.

Com a parada das chuvas da semana passada e o término do feriado prolongado de Corpus Christi, a prefeitura de Lages, pelos serviços dos servidores públicos, veículos e materiais próprios, da Secretaria do Planejamento e Obras, providenciou a recomposição da ponte, substituindo pranchas de madeira do assoalho e dos trilhos pelos quais passam os pneus dos veículos, um total de 20 novas pranchas de eucalipto fixadas, e reaproveitou peças em boas condições, além de reforçar a segurança do espaço aos pedestres decidindo pela colocação de um parapeito lateral para maior segurança durante a mobilidade, este feito com madeira de pinheiro araucária (brasileiro). As vigas de madeira de eucalipto foram revisadas e foi concluído que estão em bom estado e suportam pesos, de acordo com inspeção do assistente técnico da Secretaria do Planejamento e Obras, experiente em obras, Ivo Lemos Cavalheiro.

O secretário da pasta municipal, João Alberto Duarte, supervisionou a obra. “Os lageanos estavam esperando ansiosamente pela chuva e ela veio, mas trouxe alguns incômodos que já estão sendo superados na infraestrutura da cidade. A ponte está aí novamente, dando condições de trafegabilidade e com o corrimão para tranquilizar as pessoas que por ali passam”.

Nesta terça-feira (16 de junho), a equipe de serviços da Prefeitura estará no bairro Caroba, onde irão executar a obra de uma nova ponte de madeira, em troca da atual, deteriorada pela chuva.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Secretaria do Planejamento e Obras/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *