Primeira reunião do ano com associações de moradores discute reivindicações de 17 bairros e loteamentos

Na próxima segunda (12) acontecerá a reunião da região 3

Para conseguir ouvir, com dinamismo e de forma concentrada, as solicitações de serviços públicos por parte de moradores de todos os bairros e loteamentos, a administração da prefeitura de Lages, através da Secretaria de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários, organizou reuniões divididas entre as quatro regiões do município. O modelo foi colocado em prática em 2017 e tem surtido efeitos na resolutividade dos casos, pois nos encontros os presidentes das associações de moradores têm a oportunidade de apontar problemas, tecer críticas, elogios e fazer sugestões. E na mesma ocasião, secretários e executivos expõem as viabilidades e alternativas de solução. Em 2018, as reuniões acontecerão nas quatro segundas-feiras de março, contemplando todas as partes da cidade, e em setembro serão retomadas para avaliação.

Fotos: Toninho Vieira e Greik Pacheco

A primeira reunião de 2018, com duração de duas horas, aconteceu na manhã desta segunda-feira (5 de março), no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio, envolvendo os seguintes locais da região 4: Novo Milênio, Santa Clara, Santa Catarina, Preá, Amândio, Araucária, São Luiz, Triângulo, Conte, Bom Jesus, Vila Nova, Morro Grande, Santa Rita, Brusque, Maria Angélica, Centenário e Santo Antônio, com algumas ausências de representantes. O encontro contou com a presença do prefeito Antonio Ceron, vice Juliano Polese, secretários, executivos e do presidente da União das Associações de Moradores, Carlos Costa (Tita).

Os pedidos são os mais diversos, com ênfase aos de infraestrutura e aos seguintes: pavimentação asfáltica, melhoria em pontes de madeira, implantação de tubulação para drenagem pluvial, revitalização de abrigos de ônibus, desobstrução de bocas de lobo, operação tapa-buraco, manutenção em quadras de areia e de gramado, iluminação pública e limpeza de córregos (em Lages passam de 50).

Por outro lado houve presidentes que reconheceram e evidenciaram o cuidado, pelo Município, em relação a roçadas em rótulas, canteiros, margens de calçadas, terrenos institucionais e apoio na questão de construção de moradias em razão do Programa Reuso. Foi divulgado, na reunião, pelo deputado estadual, Gabriel Ribeiro, que a Alesc dispõe de uma Declaração de Utilidade Pública Estadual para as associações, com oferecimento de dez benefícios fiscais.

Ceron foi objetivo em seu pronunciamento: “Estamos aqui justamente para aproximar a comunidade da prefeitura. Temos de trabalhar indistintamente. Temos um orçamento finito e uma demanda infinita. As solicitações serão atendidas na medida da sua viabilidade e do possível financeiramente. Sabemos do nosso compromisso em resolver.”

Juliano Polese, por sua vez, conclui que, “ouvir as necessidades e poder debater as medidas que podem ser tomadas é imprescindível. A ideia é acertar mais, diminuir os erros da administração e juntos construirmos um futuro melhor para a nossa Lages”.

A próxima reunião será na segunda-feira (12 de março), na região 3, em local a ser definido. Esta região é composta pelo Caroba, Jardim Vista Alegre, Santa Mônica, Santa Cândida, Bela Vista/Promorar, Salto Caveiras, Boqueirão, Petrópolis, Ipiranga, Bom Jesus II, São Pedro, Morro do Posto, Frei Rogério, Guadalupe, Beatriz, Vila Comboni, São Paulo/São Francisco e Gralha Azul.

Cascalhamento e patrolamento

Operações especiais estão em execução nos bairros nas sextas e sábados, a fim de atender pedidos emergenciais em tempo recorde, resolvendo problemas de mobilidade em vias de chão batido, com cascalhamento, patrolamento, desobstrução de bueiros, abertura de canais para escoamento pluvial. Neste final de semana foi atendida a região do Santa Cândida e Caroba. O próximo será dedicado à região Sul, onde estão Santa Catarina, Araucária, Santa Clara, Santo Antônio, entre outros. “No ano passado foram pavimentadas mais de 20 ruas. Temos obras de pavimentação em execução e outras em fase de projetos. As duas primeiras que receberão uma revitalização completa, incluindo calçadas, serão a rua Cirilo Vieira Ramos e a avenida Aujor Luz. Também serão pavimentadas as ruas Eleutério da Silva Furtado, Frei Nicodemos (continuidade) e Francisco Alves, todas no Centenário”, projeta o secretário de Planejamento e Obras, Claiton Bortoluzzi.

Serviços básicos rotineiros

Na sequência da explanação dos presidentes, secretários cujas pastas foram citadas de acordo com a demanda, expuseram suas respostas aos pedidos. O secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Euclides Mecabô (Tchá Tchá), adiantou que em breve serão abertos os envelopes com as propostas, via licitação, para contratação da empresa que executará a manutenção dos postes de iluminação pública. Nos próximos dias sairá o parecer jurídico necessário para andamento do trâmite. Atualmente o serviço é feito por duas equipes da prefeitura, responsável pelos 23.500 pontos de iluminação em todos os cantos da cidade, além dos próprios órgãos do Município. Em seguida será dado início ao processo de recuperação das quadras de esporte.

Duas vezes por ano a prefeitura faz a manutenção dentro dos bairros, com roçadas, limpezas e retirada de lixo jogado fora das lixeiras. Com a proximidade da Semana Santa (Páscoa), a região do Morro Grande, incluindo acessos, escadaria, Santa Cruz e capela, passará por uma operação de limpeza, pintura, plantio de flores, revisão em lâmpadas.

Quanto aos pontos de ônibus, existem em Lages cerca de 720, e menos de 300 são abrigos de passageiros cobertos. Foram implantados 53 de vidro pela empresa Alphaville, de São Paulo. Do grande montante espalhado pela cidade, com os feitos de madeira, 105 já passaram por manutenção. “A prioridade de conservação são os abrigos localizados nos bairros”, antecipa Tchá Tchá.

Na Saúde

O Município está normalizando a questão de um terreno onde será construída uma Unidade Básica de Saúde (UBS), unificando as duas hoje existentes no Vila Nova e Caça e Tiro. O recurso financeiro está garantido. Deve ser uma Unidade ampla, tipo 2, de acordo com os padrões do Ministério da Saúde (MS). Atualmente cada uma das UBSs de Lages estende seu horário uma vez por mês até as 22 horas.

Educação

Daqui 15 dias será inaugurada a reforma do espaço do Caic, no bairro Santa Catarina, onde funcionava o serviço de Saúde. Serão novas quatro salas de aula para atender em torno de 100 alunos. Outra novidade é que no dia 15 deste mês serão abertas as propostas para conclusão das obras do Ceim Promorar. O valor será de R$ 700 mil, próprios do Município, sendo que até então os recursos despendidos foram do Governo Federal. O prazo para término é final deste ano. Serão 150 novas vagas. Infelizmente, as obras foram alvo de vandalismo.

Nesta semana, prefeito e a secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, visitarão a Emeb Professor Waldo Costa no Vila Nova, seguindo a linha de acompanhar as necessidades das instituições de ensino. Em 2018 esta escola passou a atender as crianças em período integral, é uma instituição com mais de 30 anos e passará por reforma.

Casas

O secretário da Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos, esclareceu que a capacidade de atendimento ao déficit de moradia está sendo aumentado. “Estamos montando um barracão para receber materiais do Programa Reuso (repasse de materiais de construção usados e que seriam descartados, como madeiras, tintas, portas, janelas, vasos sanitários, telhas, pisos, azulejos, pias e materiais elétricos e hidráulicos). São 15 mil cadastros junto à Secretaria e o Reuso tem se mostrado uma boa forma de aliviar a demanda.” Entre final de março e início de abril serão entregues 301 escrituras no Gralha Azul no programa de regularização fundiária Lages Minha Terra.

Água e saneamento

A Semasa está aguardando que a Celesc faça a ligação para serem iniciados os testes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Complexo Araucária. Planeja-se que em 30 dias seja ligada parte da Estação para operação.

Esporte e lazer

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Nilson Cruz, antecipou que está em fase final a parte burocrática de elaboração dos documentos para encaminhamento à licitação, com objetivo de revitalizar os campos de futebol. Aproveitou, ainda, para convidar o público a participar da abertura dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol), dia 24 de março, e para a Corrida Rústica, dia 17.

Trânsito

Recentemente houve um acidente de trânsito com óbito no Promorar. A Diretoria de Trânsito (Diretran) deverá implantar uma divisória de pistas com tachões e cogita uma lombada física para oferecer maior segurança aos moradores.

Defesa Civil

Em torno de R$ 900 mil serão destinados do Governo Federal para Lages com a finalidade de custear um projeto de pesquisa e prevenção de enchentes e enxurradas, que ocasionam sérios efeitos na cidade.

Fonte: http://www.lages.sc.gov.br Prefeitura de Lages

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *