Semana do Microempreendedor individuais tem programação especial e gratuita
Há cerca de uma década, os microempreendedores individuais mudam o cenário do empreendedorismo no Brasil. Só em Lages eles são mais de 5,8 mil ativos. Para orientar e qualificar esses empresários e gerirem melhor seus negócios, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) oferece uma semana de atividades gratuitas com palestras, oficinas e consultorias. A Semana do Mei, que ocorre em todo país, se estende até o dia 18 de maio.
Um levantamento inédito do Sebrae revela que 77% dos Microempreendedores Individuais nunca fizeram capacitação em finanças oficinas. Para atender esse público na Serra Catarinense, a entidade realizada desde segunda (14) encontros para compreender como controlar o dinheiro e vender, fazer a gestão financeira, planejamento e marketing.
Além disso, os profissionais do Sebrae e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico auxiliam na formalização dos MEI’s e na da declaração anual, que precisa ser feita até o dia 31 de maio, sem multa. A professora de dança Natacha Garcia buscou essa regularização. “Meu desejo é de um dia ter uma Escola de Dança, por isso, busco fazer tudo certinho. Ser um MEI é só o primeiro passo”.
Para o eletricista Petterson dos Santos Ferreira, profissional nessa área há 12 anos, ter o apoio do Sebrae é fundamental para prosperar. “Nesse tipo de atendimento a gente fica atualizado sobre o que precisa fazer em relação à documentação do negócio e estar em dia”.