Após apresentar sintomas de um resfriado, o vereador Mauricio Batalha Machado (Cidadania) procurou o Centro de Triagem para a Covid-19, onde foi medicado e fez testes no local. Na ocasião, o médico que o atendeu deferiu um atestado para isolamento social até o dia 19/7. O exame para detecção do Novo Coronavírus foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) e o resultado deve sair nesta terça ou quarta. Desde o dia 8 de julho, Mauricio está afastado da Câmara.

Caso o resultado seja positivo, a Câmara de Vereadores de Lages tomará novas medidas de prevenção em relação aos demais edis e servidores do Poder Legislativo que ocasionalmente possam ter tido contato com o suspeito. Afora este fato, a Câmara tem seguido as orientações de prevenção ao Novo Coronavírus decretadas pelo município, estado e Organização Mundial da Saúde.

Em março e abril, quando do anúncio dos primeiros casos da doença, a Presidência decretou ponto facultativo com a suspensão das atividades internas e externas do Legislativo. As sessões deliberativas passaram a ser realizadas de maneira remota, à distância, através de celulares, computadores e aplicativos, e permaneceram desta forma por quase três meses. De maneira gradativa, os trabalhos foram retomados, com ênfase na obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento social e revezamento nos setores com mais funcionários.

Ainda sem público externo, as sessões presenciais reiniciaram no dia 22 de junho, respeitando-se todos os procedimentos para evitar a contaminação e o contágio da doença, como a presença de um grupo reduzido de servidores, o uso de máscaras, recipientes individuais de álcool gel 70% para os vereadores e totens munidos do produto com acionamento por pedal em diferentes acessos à Câmara, como na recepção e no plenário. Além disso, os equipamentos de uso comum e os espaços de convivência foram higienizados no período.

Fotos: Nilton Wolff (Câmara de Lages)

Texto: Everton Gregório – Jornalista

camaralages@camaralages.sc.gov.br

(49) 3251-5416

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *