Polícias garantem a segurança da Festa do Pinhão

As forças de segurança, envolvendo as polícias Militar e Civil, garantem a segurança e a tranquilidade dos visitantes que prestigiam a 30ª Festa Nacional do Pinhão, em Lages. Os trabalhos envolvem diversas ações, garantindo a segurança dentro e nas imediações do Parque de Exposições Conta Dinheiro.

O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos, informa que 100% do efetivo do batalhão encontra-se em ação. O grupo empregado nos trabalhos varia de 40 a 110 homens, dependendo da demanda de trabalho. Além disso, câmeras videomonitoramento dentro e fora do parque também integram o aparato de segurança.

Nos últimos anos, conforme a PM, o índice de ocorrências durante a festa vem diminuindo de forma significativa, resultado do empenho e do trabalho coordenados das polícias. O comandante confirma que os indicadores mostram que o serviço de segurança durante a festa é muito bom.

Ao mesmo tempo em que zela pela segurança do público no parque, a PM também garante a segurança da população em outras cidades, mantendo a ordem pública em todos os bairros.  “Mantemos nossa rotina de policiamento que já existe em toda a cidade, sem nenhum prejuízo na segurança dos moradores”.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional, também montou um esquema especial para assegurar a segurança do visitante durante a Festa do Pinhão. Dentro do parque foi instalada uma unidade e agentes estão à disposição das pessoas, com uma média de seis a oito policiais atuando diariamente. A estrutura também conta com o trabalho de perícia.

Segundo o agente de polícia e assessor de imprensa da delegacia, Carlos Manoel Mendonça, a cada ano os números de ocorrências têm diminuído gradativamente, fruto do trabalho integrado das polícias e organização da festa ao longo dos anos.

“As pessoas também estão mais conscientes, elas estão vindo para a festa apenas para se divertir”, comenta Carlos Manoel, detalhando que os policiais também estão desenvolvendo trabalho de segurança fora do parque, com veículos descaracterizados.

Na visão do diretor da Gaby Produções, Beto Ody,  empresa que organiza a festa, o resultado positivo nos índices de ocorrências é fruto da estrutura do evento, das câmeras videomonitoramento espalhadas dentro e ao redor do parque, da presença ostensiva dos policiais e da qualificação dos profissionais que atuam no evento.

Operação Inverno

Paralelamente, o 6º BPM está desenvolvendo a Operação Inverno, reforçando ainda mais a segurança da festa. As atividades, que buscam desenvolver estratégias de segurança na região, estão acontecendo em Lages, São Joaquim, Urupema, Bom Retiro, Urubici e Bom Jardim da Serra. A operação teve início no dia 25 de maio e segue até 31 de agosto.

As atividades envolvem todas as guarnições da polícia, com ações coordenadas de segurança preventiva, patrulhamento e barreiras policiais, especialmente em eventos, estabelecimentos e pontos turísticos. O objetivo é oferecer sensação de segurança a quem visita a região nesta época do ano.  As ações também contam com orientações aos turistas.

Para realizar os trabalhos, o 6º BPM recebeu reforço de policiais de várias cidades do estado. “Somado aos policiais de nosso batalhão, temos um efetivo de mais de 500 policiais atuando. Esta é a maior operação da PM”, informa o comandante Alfredo.

Catarinas Comunicação 

Foto: Nilton Wolff 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *